Direcção
Vânia Rovisco – 1975, Durban, África do Sul
Intérprete, coreógrafa, artista visual performativa, criadora de instalações de peças duracionais, através das quais explora e actualiza processos relacionais. Com um trabalho ancorado na investigação e consequente criação de uma corporeidade processual, feita em relação, trabalha com o público a fabricação de experiências mediadas por modelações espaciais, temporais e perceptivas.
Concluiu o Curso para Intérpretes de Dança Contemporânea do Fórum Dança (1998-2000). Trabalhou como intérprete com Meg Stuart/Damaged Goods (2001-2007) em diversas peças e projectos de improvisação. Colaborou com Pierre Colibeuf, Helena Waldman, Gordon Monahan, entre outros.
Em 2004 começou a fazer direcção de movimento, com os encenadores João Brites, Gonçalo Amorim e Gonçalo Waddington/Carla Maciel. Em 2007 tomou a decisão de colocar o corpo no contexto da galeria de arte, concebendo instalações e performances, o que se tornou um alicerce na concepção do seu trabalho. Também envolve vídeo na captura da plasticidade do corpo e do movimento. Em 2013 estreou o solo “The Archaic, Looking Out, The Night Knight”. Em 2014 participou na Feira de Arte Contemporânea Mostra’14. Encenou para o festival TODOS “Silo de carros e estradas giratórias”, e no mesmo ano iniciou “Reacting to Time, portugueses na performance”, que versa sobre a transmissão do arquivo vivo da performance em Portugal nos finais dos anos 1960. Em 2017 concebeu a peça de grupo “Equanimidade – Ânimo Inalterável” para o Festival Walk&Talk no Açores.
Lecciona workshops desde 2003. Foi curadora do PACAP 3 – Programa Avançado de Criação nas Artes Performativas – no Fórum Dança entre Abril e Agosto de 2019.
É co-fundadora da plataforma artística internacional AADK – Aktuelle Architektur der Kultur na Alemanha e da AADK Portugal.